Tintas Curitiba

Dicas

Down Up

PINTE SUA CASA

PINTE SUA CASA

Na hora de mudar a cor das paredes ou até mesmo escolher as tintas para a casa nova, sempre surgem centenas de dúvidas. Este guia vai te ajudar a decidir sobre cores, tipos de tintas, dicas para quem vai fazer a reforma sozinho e muito mais. Confira e deixe sua casa linda e com a sua cara.

O certo é sempre começar pintando o teto, depois as paredes, portas, janelas e, por último, os rodapés. Porém, antes de começar é importante que o ambiente esteja, de preferência, vazio. Se não for possível tirar todos os móveis, arraste-os para o centro e forre-os muito bem com panos, para que nenhum pingo de tinta caia sobre os objetos. O chão deve ser coberto com jornal, além disso, tenha sempre por perto um produto para tirar manchas de tinta e espátulas para raspar - quanto antes você remover os pingos, melhor. Nos vidros, uma dica para tirar respingos é utilizar cebola. Isso mesmo: corte-a ao meio e esfregue em cima da mancha.

Lembre-se que o ambiente a ser pintado deve estar limpo e as paredes devidamente preparadas, sem nenhum acessório ou marca na superfície. A eletricidade deve permanecer desligada durante todo processo. Cuide também com as tomadas e interruptores, remova-os antes de começar a pintura ou forre-os com fita crepe. Os lustres devem ser retirados e as aberturas devidamente forradas. 

fonte:http://casa-e-jardim.hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs/19,0,3453100,Guia-de-pintura-para-casa-acerte-na-escolha-das-tintas.html

Down Up

MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA

MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA

Tais manchas surgem quando se trata de pingos isolados em paredes recém-pintadas. Os pingos isolados ao molharem a pintura, trazem à superfície os materiais solúveis da tinta surgindo às manchas.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

DESBOTAMENTO

DESBOTAMENTO

Cores elaboradas com pigmentos orgânicos: violeta, vermelho e laranja, sofrem desbotamento precoce quando expostos aos raios solares

Correção
: Lavar toda a superfície com hipoclorito na proporção de 1:1 com água potável, deixar agir por duas horas e lavar toda a área com a solução para removê-la, aplicar fundo preparador de paredes Realcor. Utilização de tintas com maior resistência a intempéries somando-se a escolha de cores menos suscetíveis a desbotamento precoce.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

BOLHAS

BOLHAS

Geralmente, o principal fator causador de bolhas é a presença de umidade no substrato, devido a falhas nas impermeabilizações, presença de trincas, fissuras. Em paredes externas normalmente são causadas pelo uso da massa corrida para interiores.

Correção: Em paredes externas, deve ser removida e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes Realcor. Depois corrigir as imperfeições com massa corrida para exteriores, lixar e aplicar o acabamento.
Em paredes internas as bolhas podem ocorrer quando após o lixamento da massa corrida, a poeira não for eliminada ou quando a tinta não foi devidamente diluída.
A correção deve ser removida e aplicar uma demão de fundo preparador de paredes Realcor. Depois corrigir as imperfeições com massa corrida para interior, lixar e aplicar o acabamento.

Obs
.: O uso de massa corrida muito fraca, de baixa qualidade (com pouca coesão), também pode provocar bolhas.
fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

MANCHAS ESCURAS PROVENIENTES DE MOFO

MANCHAS ESCURAS PROVENIENTES DE MOFO

São manchas na superfície, proveniente de fungos, algas e bactérias, se proliferam em condições de clima favoráveis, como em ambientes úmidos, mal ventilados ou mal iluminados.

Correção: Lavar toda a área afetada com escova de náilon ou pano e uma mistura de água sanitária e água potável na proporção de 1:2. Deixar a solução agir por aproximadamente quatro horas, após lavar com água, com a finalidade de eliminar resíduos de água sanitária, repetindo este processo até a eliminação total do mofo.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

CRATERAS

CRATERAS

São causadas pela presença de óleo, graxa ou água na superfície pintada (esmaltes sintéticos e tintas a óleo). Ocorre também quando a tinta é diluída com produtos não recomendados.

Correção: Remover toda a tinta aplicada através de espátula ou escova de aço e removedor apropriado, limpar toda superfície com aguarrás, a fim de eliminar vestígios de removedor e aplicar a tinta de acabamento.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012.

Down Up

ENRUGAMENTO

ENRUGAMENTO

Ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa ou quando a superfície no momento da pintura está com alta temperatura (esmaltes sintéticos e tintas a óleo). O uso de solventes não recomendados pelo fabricante do produto na diluição também pode ocasionar enrugamento.

Correção: Remover toda a tinta aplicada através de espátula ou escova de aço e removedor apropriado, limpar toda superfície com aguarrás, a fim de eliminar vestígios de removedor, aguardar secar e aplicar a tinta de acabamento.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012.

Down Up

TRINCA

TRINCA

São aberturas acentuadas e profundas provocando a separação das partes “reboco”, apresenta espessura superior a 0,5 mm e até 1,0 mm, podendo comprometer a estrutura.

Correção
: Detectar a causa e corrigi-la, removendo partes do reboco e preenchimento com produtos para esta finalidade. Aplicação de selador acrílico/primer para promover aderência, após aplicar massa em camadas finas e sucessivas para preenchimento e regularização da superfície. Na preparação da superfície aplicar fundo preparador de paredes Realcor e finalizando com o acabamento.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

FISSURAS

FISSURAS

Fissuras são aberturas estreitas, rasas e sem continuidade. Pode ocorrer por várias causa, entre as quais se destacam a má qualidade da argamassa fina e a camada muito grossa da massa fina.

Correção: Raspar / escovar a superfície eliminando as partes soltas, poeira, manchas de gordura, sabão ou mofo.  Aplicar uma demão de fundo preparador de paredes Realcor, após aplicar 3 demãos de restaurador de fachada ou 2 demãos de tinta elastomérica e após o tinta de acabamento.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

DESCASCAMENTO EM ALVENARIA

DESCASCAMENTO EM ALVENARIA

Isto pode acontecer quando a pintura for executada sobre caiação, sem que se tenha preparado a superfície, formando camada cheia de pó, devido a sua baixa coesão.

Correção:
Para corrigir deve-se remover totalmente as partes soltas ou mal aderidas, em seguida aplicar uma demão de fundo preparador de paredes Realcor e assim podendo receber a pintura.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

SAPONIFICAÇÃO

SAPONIFICAÇÃO

Aparecimento de manchas na superfície pintada ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo). É causada pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compõem o reboco.

Correção
: recomenda-se raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas, isto feito aplica-se uma demão de fundo preparador de paredes Realcor.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012.

Down Up

DESAGREGAMENTO

DESAGREGAMENTO

Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície com partes do reboco, isto ocorre também pelo não cura total do reboco ou pulverulento.

Correção: Raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições profundas com reboco esperar 28 dias, aplicar uma demão de fundo preparador de paredes Realcor e depois disso aplicar a tinta novamente.

fonte: TCC, Allan Bernes, 2012

Down Up

EFLORESCÊNCIA

EFLORESCÊNCIA

São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada com tinta acrílica ou látex, e isto acontece quando a tinta foi aplicada sobre o reboco úmido.

Evitar:
Todo reboco, argamassa e concreto devem aguardar o período de cura de 28 dias. fonte:

TCC, Allan Bernes, 2012